A importância da videodermatoscopia (Dermoscopia) no consultório dermatológico.

A importância da videodermatoscopia (Dermoscopia) no consultório dermatológico.

A Dermoscopia é um exame realizado por equipamento de imagens que aumentam a lesão de pele em até 70 x !

Inicialmente concebido para o diagnóstico de lesões pigmentadas da pele (sinais e tumores de tipo melanoma) a Dermoscopia evoluiu enormemente nos últimos anos e vem sendo utilizada para o diagnóstico de lesões do couro cabeludo e dos pelos bem como de lesões nas unhas .

Conferindo grande acurácia diagnóstica, reduz de forma significativa a necessidade de biópsias desnecessárias e por outro lado evita os falsos negativos, ou seja lesões que aparentam benignidade , mas ao olhar acurado do videodermatoscópio mostram alterações de malignidade.

É um exame rápido e não invasivo, pode-se usar ou não um gel de contato , dependendo do tipo de lesão a ser estudado. Totalmente indolor pois apenas conta com o contato de uma ponteira luminosa sobre a pele, pelos, couro cabeludo ou unhas.

Além do diagnóstico a Dermoscopia pode nos dar também a noção de evolução de uma lesão ou até mesmo a evolução de um tratamento para melhor avaliação de sua eficácea.

Ficou interessado? Agende uma consulta nos telefones a seguir e diga que viu esse post: (51) 3332-4047 / (51) 3332-5592 / (51) 998209751 / (51) 998209751

Share: